Dissertação

Dimensionamento da Frota de Veículos para a Distribuição de Produtos a Clientes O caso das lojas Recheio EVALUATED

Atualmente, as empresas envolvidas em gestão de cadeias de abastecimento estão sobre uma pressão crescente em aumentar o nível de serviço prestado aos seus clientes, enquanto minimizam os custos. A qualidade do serviço de distribuição pode ser chave na maximização deste nível de serviço, onde o dimensionamento da frota a operar este serviço pode ser considerando um elemento crucial para garantir não só uma performance adequada do serviço, mas também para minimizar os custos que lhe estão associados – considerando que os custos inerentes ao transporte têm um impacto significativo quando se fala em distribuição. A Recheio oferece aos seus clientes um serviço de distribuição de encomendas, operado pelas várias lojas espalhadas pelo país. A Direção de Operações da Recheio pretende estudar uma nova abordagem para o dimensionamento da sua frota. Assim, esta dissertação de Mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de dimensionamento para a frota a operar no serviço de distribuição de encomendas a clientes oferecido pelas lojas, que permita a minimização dos custos, com manutenção do nível de serviço acordado com os clientes. Foi então desenvolvido um modelo matemático baseado num Multi-Compartment Vehicle Routing Problem (MCVRP), que se implementou no sistema de modelação para programação e otimização matemática GAMS. Por fim, avaliaram-se dois cenários alternativos, em que se fez variar o volume de vendas, e se observou que o modelo pode ser implementado a várias realidades, com obtenção de resultados plausíveis.
Logística, Distribuição, Dimensionamento de Frota, Modelo de Otimização

setembro 22, 2021, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado