Dissertação

Desenvolvimento de uma metaheurística para o Inventory Routing Problem num contexto de recolha de resíduos EVALUATED

Os sistemas de gestão de resíduos urbanos enfrentam problemas de eficiência nas suas operações, nomeadamente o excesso de quilómetros percorridos para visitar contentores cuja taxa de enchimento é reduzida. O trabalho de Ramos et al. (2018) introduz o Smart Waste Collection Routing Problem (SWCRP), que define rotas dinâmicas ótimas de recolha conhecendo à priori a taxa de enchimento dos contentores através de sensores volumétricos. O SWCRP foi abordado nesse trabalho como um Vehicle Routing Problem with Profits (VRPP) para 1 dia, enquanto que Morais et al. (2018) abordou o SWCRP como um Inventory Routing Problem (IRP) para 10 dias. A comparação destes trabalhos conclui que o IRP apresenta resultados melhores, embora apenas instâncias de pequena dimensão tenham sido resolvidas. Foi neste contexto que surgiu o presente trabalho, onde se desenvolveu um método de solução para o IRP capaz de resolver instâncias reais. Após a caracterização do problema, procedeu-se à definição do método de solução constituído por 2 fases: heurística para seleção dos contentores e dias de recolha, e metaheurística para otimização das rotas de recolha. A metaheurística é baseada nos algoritmos de pesquisa de vizinhanças, onde são testados diversos graus de destruição e raios de influência. O método de solução é testado em instâncias de teste e aplicado a um caso de estudo real. Os resultados obtidos são comparados com os trabalhos citados, onde se conclui que o método desenvolvido apresenta soluções próximas da solução ótima (distam, em média, 14%), mas são obtidos num tempo computacional muito inferior.
Inventory Routing Problem (IRP), Metaheurísticas, Algoritmos de pesquisa de vizinhanças, Otimização de rotas.

novembro 21, 2019, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar