Dissertação

Estudo para a internacionalização de uma PME - A marca portuguesa Futah EVALUATED

Numa sociedade cada vez mais global, com o Mundo em constante partilha de informação através das novas tecnologias, a forma como o consumidor de hoje se move está a levar empresas e marcas a terem de pensar e agir internacionalmente. Paralelamente a este desenvolvimento tecnológico que facilita a internacionalização, também a pequena dimensão do mercado nacional cria incentivos às empresas com expectativas de elevado crescimento para se internacionalizarem. Neste contexto, a marca Futah insere-se no lote de marcas portuguesas que pretendem expandir o seu negócio, e para isso terá de implementar uma estratégia de internacionalização bem definida. Esta tese pretende, com base numa revisão de literatura sobre estratégias de internacionalização de marcas e empresas, estudar a estratégia de internacionalização de uma Pequena e Média Empresa, mais concretamente da marca portuguesa Futah. As Pequenas e Médias Empresas têm na sua génese características que levam a que as estratégias, incluindo as de internacionalização, tenham de ser adaptadas, já que os recursos, as competências e as oportunidades determinam que a forma de concorrer seja diferente de grandes empresas. Esta tese com base no caso de estudo da Futah pretende ilustrar uma estratégia de internacionalização.
estratégia de internacionalização, PME, marca portuguesa

Junho 22, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado