Dissertação
Kansei Engineering methodology to support the development of a water bottle packaging EVALUATED
Os rápidos avanços tecnológicos, o crescente número de produtos substitutos, e a modificação das necessidades do consumidor, exigem uma revolução no processo de desenvolvimento de produtos. O sucesso de qualquer produto está cada vez mais ligado às emoções que este desperta nos consumidores, por oposição à sua funcionalidade. Kansei Engineering, introduzida por Mitsuo Nagamachi, em 1970, destaca-se pela sua capacidade em desvendar e quantificar as relações entre as propriedades físicas de um produto e respetivas sensações/emoções, despertadas no consumidor. Casos de sucesso são notáveis em inúmeras indústrias. Em Portugal, nomeadamente no setor das bebidas, é reduzida a utilização desta metodologia, constituindo um forte incentivo à realização do presente estudo. A metodologia é aplicada para desenvolver o design da garrafa ‘Água das Pedras’, do Grupo Super Bock, atual líder de mercado no setor, em Portugal. Selecionam-se os principais ‘Kansei’ despoletados na mente do consumidor, perante diferentes designs de garrafas, e as suas propriedades físicas com elevado impacto emocional. Uma análise do posicionamento dos principais grupos de produtos rivais, permite sustentar as recomendações obtidas no modelo ‘Kansei’ final. Procede-se à aplicação de diferentes técnicas estatísticas, nomeadamente QT1, Regressão Logística, e Regressão Múltipla, e à subsequente comparação e discussão de resultados. Verifica-se a concordância entre os resultados obtidos, possibilitando a delimitação do modelo ‘Kansei’ final, com sucesso. Destacam-se as principais conclusões e limitações encontradas durante a aplicação da metodologia e sumarizam-se as recomendações futuras, quer para o desenvolvimento do novo design da ‘Água das Pedras’, quer para novos estudos em Kansei Engineering.
outubro 17, 2918, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Carlos Manuel Ferreira Monteiro
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar