Dissertação

Restructuring of Logistics Processes: Case Study of Cross-Docking Operations at Warehouse AZ1 of Grupo Luís Simões EVALUATED

As organizações envolvidas em gestão de cadeias de abastecimento têm sofrido uma crescente pressão para reduzir os inventários e os lead-times de modo a melhorar a eficiência global. Uma das estratégias que tem sido adotada com o objetivo de concentrar inventários e reduzir o número de locais de armazenamento é a adoção de operações de passagem de cais. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo melhorar a eficiência dos processos associados com as operações de cross-docking, num centro de operações logísticas de um dos maiores operadores logísticos em Portugal. Para tal, foi desenvolvido um modelo de simulação das operações que ocorrem na instalação com a finalidade de testar e avaliar alternativas na gestão de operações de cross-docking. Os resultados revelaram que o melhor cenário consiste na combinação de uma política de armazenamento temporário que minimiza a distância percorrida dentro da instalação, um modo de serviço exclusivo com portas alternadas para carga e descarga com uma política de atribuição de portas preferencial e um método first-come-first-served de sequenciamento de camiões. Recomenda-se, para o armazém, considerar a implementação destes três métodos, bem como uma política de sequenciamento de camiões que priorize os camiões com base no seu conteúdo devido as vantagens que pode trazer em situações específicas. Quanto às operações de cross-docking no geral, aplicam-se as mesmas recomendações, com a exceção dos métodos de alocação camião-porta que, por dependerem das características do armazém, devem ser adaptados em conformidade.
Logística, Cross-docking, Modelo de simulação

novembro 2, 2016, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado