Dissertação

The impacts of COVID-19 on the energy sector: economics & sustainability EVALUATED

A pandemia COVID-19 constituiu um dos acontecimentos mais desafiantes das últimas décadas e, certamente, um dos maiores que a Humanidade, à escala global, enfrentou até aos dias de hoje. A ruptura das cadeias de abastecimento, a queda da produtividade industrial, a crise na saúde, entre outros, deram impiedosamente origem a uma instabilidade a nível global, nos mais diversos setores. Foram adoptadas inúmeras medidas de emergência por governos, empresas e indivíduos, as quais geraram uma série de mudanças políticas, económicas e sociais com grande potencial para influenciar uma transição energética sustentável. É este tópico que esta dissertação pretende analisar, através do estudo da influência de várias variáveis independentes no comportamento do consumo de energias renováveis (REC), para um painel de dados formado por cinco países: Alemanha, Espanha, Portugal, Estados Unidos da América e Japão. Aplicaremos o Vector Error Correction Model (VECM), suportado por diversos testes preliminares para dois períodos diferentes: o primeiro período entre 1980 e 2019 (excluindo COVID-19) e o segundo período entre 1982 e 2021 (incluindo COVID-19), a fim de fazer uma análise comparativa e investigar o impacto da pandemia no setor das energias renováveis. Os resultados obtidos permitiram comprovar que o REC pode ser explicado pelas variáveis independentes no curto e no longo prazo, entre as variáveis. Concluímos, também, por meio de algumas representações gráficas de simulações determinísticas do modelo, que o COVID-19 aumentou o ritmo da transição energética, assim contribuindo para o paradigma de um setor energético mais sustentável.
COVID-19, Setor Energético, Impactos Energéticos, Renováveis, Transição Energética, Vector Error Correction Model (VECM)

novembro 17, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar