Dissertação

Estratégia organizacional de uma júnior empresa – o caso da JUNITEC EVALUATED

O movimento de júnior empresas em Portugal surgiu em 1990 e desde então não parou de crescer. Hoje, o país conta com cerca de 14 Júnior Empresas espalhadas pelo território nacional, reunindo aproximadamente 580 jovens estudantes universitários e movimentando um volume de negócio superior a 180 mil euros anuais. Além disso, existem por todo o país cerca de 20 júnior iniciativas que são instituições que apresentam potencial ou estão no processo para se tornarem uma júnior empresa formal. Neste contexto, surge a presente dissertação, centrado na dimensão estratégica da JUNITEC - a júnior empresa associada ao Instituto Superior Técnico (IST). Esta organização como a maioria das júnior empresas sofrem com o problema da alta rotatividade de seu membros que tem como uma de suas consequências a dificuldade na definição e implementação de estratégias a longo prazo. Visando solucionar este problema, esta dissertação de mestrado em engenharia e gestão industrial foca-se no desenvolvimento de um plano estratégico a longo prazo para a JUNITEC. Para tal objetivo, o processo de formulação desse plano contou com a participação dos membros dessa organização e foi baseado na metodologia presente no livro “Strategic Planning for Public and Nonprofit Organizations” de John M. Bryson. Ao final desse processo foi obtido um esboço de um plano estratégico com objetivos, diretrizes a longo prazo e ações a curto prazo bem definidos e claros.
Júnior empresa, planejamento estratégico, plano estratégico, estratégia

Julho 27, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado