Dissertação

Competitividade e Estratégia de Internacionalização dos Vinhos Portugueses - Caso de Estudo da Sogrape Vinhos S.A. EVALUATED

O setor vitivinícola português sempre teve um papel importante, tanto para a economia do país, como para a sua história e cultura. Embora seja um país pequeno, Portugal encontra-se entre os principais produtores de vinho a nível mundial, desenvolvendo produtos e processos que constituem mais-valias para a obtenção de uma vantagem competitiva sobre os restantes países. Apesar de Portugal pertencer ao grupo dos mais antigos países produtores de vinho, grande parte das empresas nacionais, salvo certas exceções, apresentam um défice de atenção na área de gestão, de onde resulta uma fraca promoção dos seus produtos e, consequentemente, uma fraca posição dos seus vinhos nos mercados internacionais. Considerando o caso da Sogrape Vinhos, uma empresa de dimensão bastante superior à dimensão média das empresas vitivinícolas portuguesas, serão exploradas as estratégias de internacionalização, em termos de escolha de países de entrada e de comercialização dos vinhos portugueses. Assim, o caso de estudo permitirá ilustrar o tópico da internacionalização e da competitividade em mercados internacionais. Esta Dissertação de Mestrado pretende debruçar-se sobre a competitividade e as estratégias de internacionalização do setor vitivinícola português, tendo sido realizada uma revisão da literatura relevante sobre o tema.
estratégias de internacionalização, competitividade internacional, setor vitivinícola, Sogrape Vinhos

Junho 28, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado