Dissertação
A aplicação de heurísticas e SIG para o planeamento comparado de rotas de recolha de RSU EVALUATED
A gestão de resíduos sólidos é um processo multifuncional complexo, sendo a recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU) a operação mais dispendiosa deste processo. Tendo isto em conta, a minimização dos custos associados a esta operação é de extrema importância para as empresas que operam neste setor. Em Portugal, a Amarsul é a empresa responsável pela recolha de RSU recicláveis no distrito de Setúbal, incluindo a recolha de vidro reciclável no Barreiro. O sistema de recolha e transporte de vidro da Amarsul engloba 230 contentores de ecoponto, distribuídos por cinco circuitos, uma estação de tratamento de resíduos, e dois veículos de recolha diferentes. Como tal, é importante determinar um conjunto de rotas onde sejam servidos todos os ecopontos de cada circuito, minimizando separadamente a distância percorrida e o tempo gasto pelos veículos. O âmbito desta dissertação é, então, solucionar o Vehicle Routing Problem (problema VRP) da Amarsul através de duas abordagens diferentes – um Sistema de Informação Geográfica (SIG) e um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) –, tendo em conta um conjunto pré-definido de restrições associadas (e.g. tempos de serviço nos ecopontos, turnos máximos de operação, etc.). O SIG utilizado foi o ArcGIS, nomeadamente a extensão Network Analyst que usa a meta-heurística tabu search. O SAD routePlanner foi desenvolvido especificamente para este estudo de caso e implementa a heurística construtiva de Clarke e Wright (1962) e a heurística melhorativa 2-Opt (Flood, 1956). Ambas as abordagens foram comparadas com base em indicadores desenvolvidos no âmbito nesta dissertação.
novembro 25, 2016, 9:15
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Viriato Sérgio De Almeida Semião
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Associado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar