Dissertação

Lean Six Sigma nos serviços - O caso de uma empresa de formação. EVALUATED

Na presente Dissertação de Mestrado são apresentadas as metodologias Lean Six Sigma, funcionando como um todo coerente, as suas ferramentas e técnicas bem como os seus princípios de aplicação. Esta metodologia integrada agrega Lean especialmente vocacionada para a eficiência e produtividade e Six Sigma que se foca na eficácia e na competitividade. A sua ação é estudada no contexto de aplicação a uma empresa de serviços, portanto do setor terciário, que é distinto do setor onde estas metodologias tiveram a sua origem, setor secundário. Um outro fator de adaptação resulta na escala da empresa onde será aplicada esta metodologia. Ao fazê-lo numa pequena empresa há oportunidade de olhar a empresa como um todo, como um sistema e poder fazer uma intervenção mais estruturante. A empresa em causa dedica-se à formação em línguas, desenvolvendo a sua atividade em ações presenciais, e-learning e b-learning.
Lean Six Sigma, Serviços, DMAIC, PME, VOC, Controlo estatístico do processo

Junho 22, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando Henrique De Carvalho Cruz

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado