Dissertação

“Nota verde” ou “nota preta”: o que pesa mais na decisão de ter filhos? EVALUATED

O declínio verificado na natalidade é um problema demográfico que tem merecido enorme preocupação e se encontra presente na agenda política de vários países. Esta dissertação tem como objetivo avaliar, através da aplicação de modelos econométricos, o efeito dos incentivos diretos de apoio à natalidade e de outras variáveis na natalidade, com vista a aferir se na hora de ter filhos as pessoas valorizam mais as questões económicas “Nota Preta”, ou as questões relacionadas com a sustentabilidade e qualidade de vida dos municípios, “Nota Verde”. São vários os fatores que aparentam influenciar o problema da natalidade, sendo de destacar o aumento da escolaridade, o custo de oportunidade associado à criação dos filhos e a instabilidade económica e no emprego. Também a interação entre a quantidade e a qualidade dos filhos não se apresenta favorável para antecipar a decisão de querer ter filhos, uma vez que as famílias têm optado por investir mais em cada filho, compensando negativamente na quantidade de filhos. Assim, são cada vez mais os que optam voluntariamente por não ter filhos. Os resultados obtidos com a aplicação de modelos de efeitos fixos bidirecionais, onde foi controlado o período temporal de 2011 a 2019, demostraram que há uma relação clara de causa-efeito entre a atribuição de incentivos diretos à natalidade e a natalidade. Por outro lado, uma maior aposta no ambiente, na cultura e no desporto por parte dos municípios, não demonstrou, através das variáveis incorporadas nos modelos, ter evidência empírica contributiva para o problema da natalidade.
natalidade, políticas públicas, dados em painel, modelos de efeitos fixos bidirecionais

novembro 26, 2021, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Sérgio Constantino Folgado Ribeiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Hugo Miguel Fragoso de Castro Silva

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado