Dissertação

Improving Pricing Strategies. The Compracá Case EVALUATED

A Compracá é uma empresa que opera no mercado do retalho alimentar com sete supermercados de proximidade. Com o aumento do ambiente competitivo neste mercado e com a perceção de preços por parte dos consumidores ser cada vez mais baseada em comparações, a Compracá está a enfrentar desafios no que concerne as suas estratégias de precificação. Foi aplicada uma estratégia de precificação na qual foram acompanhadas os preços dos principais concorrentes de duas lojas (Buraca e Massamá). Consoante as flutuações da concorrência, foram propostas às lojas alterações de ajustes de preços. Depois de avaliar o impacto negativo que esta estratégia teve nas receitas e nos lucros da empresa, a mesma foi considerada inviável. Para contornar esta situação foi proposta uma sugestão de melhoria da estratégia, que não pôde, no entanto, ser testada devido à escassez de dados apresentados. Foi, no entanto, possível identificar alguns problemas que poderão estar a contribuir para o insucesso das estratégias na empresa, nomeadamente: falhas de comunicação entre a administração da empresa e as lojas, a falta de disponibilidade das equipas (para recolher dados), sortidos de produtos inadequados e falta de flexibilidade para adotar novas estratégias. Por último, após algumas entrevistas com especialistas neste mercado, tornou-se claro que para melhorar as estratégias dos formatos de proximidade é urgente reconhecer que o seu propósito não é competir totalmente com as grandes cadeias de lojas, mas sim proporcionar uma experiência de compra superior, pela qual os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado.
Estratégias Baseadas em Competição, Meu Super, Compracá, Margem de Lucro, Perceção de Preço, Supermercados de Proximidade

janeiro 25, 2021, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar