Dissertação

In-store capacity planning. The case of IKEA EVALUATED

Hoje em dia os clientes valorizam gamas alargadas de produtos, tempos de resposta rápidos, flexibilidade e ambientes de compra atrativos, tornando a competitividade das empresas um desafio crescente, nomeadamente no caso dos retalhistas convencionais, que concorrem entre si, mas também com os novos negócios online. A logística é responsável por uma porção considerável dos custos das empresas, sendo um campo onde há espaço para melhoria. A alocação de produtos tem um papel importante, tanto nas lojas de retalho como nos armazéns. No primeiro caso tem o potencial de maximizar as vendas, no último, de reduzir custos operacionais. Apesar de este tema ser frequentemente estudado nos dois contextos, a literatura não se refere a lojas de retalho com armazéns self-service. Esta falha faz com que os praticantes desenvolvam as suas próprias ferramentas de gestão de capacidade, que não estão cientificamente ou empiricamente comprovadas. O departamento de logística da IKEA Portugal utiliza uma ferramenta proprietária que aloca os seus produtos a diferentes áreas comerciais das lojas e fornece informação sobre a adequabilidade da capacidade das lojas à gama de produtos a armazenar. Apesar de a ferramenta sugerir que algumas lojas não têm capacidade suficiente, essas lojas demonstram por vezes performances superiores a lojas que em teoria não têm problemas de falta de capacidade, o que sugere que a ferramenta não representa a realidade das lojas. Neste contexto, utilizando dados da IKEA, esta dissertação apresenta uma ferramenta que possa ser usada neste tipo de loja, de modo a melhorar a performance operacional.
gestão de operações, operações de armazém, planeamento de armazém, operações de loja de retalho, alocação de espaço de armazenamento

dezembro 5, 2019, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado