Dissertação

Calendarização dos jogos da principal liga portuguesa de futebol e atribuição de árbitros com recurso a programação inteira EVALUATED

A dissertação em apreço tem como objetivo o desenvolvimento de dois modelos matemáticos, não só capazes de calendarizar os jogos da principal liga portuguesa de futebol, mas também de atribuir árbitros aos respetivos jogos. O objetivo proposto será atingido a partir da aplicação de conceitos de Investigação Operacional à temática desportiva do futebol, recorrendo a técnicas baseadas em programação inteira. Atualmente, os processos de calendarização dos jogos das duas ligas profissionais de futebol existentes em Portugal e da afetação de árbitros, ou juízes de partida, aos jogos, são responsabilidade de duas organizações distintas e independentes uma da outra. A Federação Portuguesa de Futebol, mais precisamente o Conselho de Arbitragem, órgão social da própria Federação, está encarregue de atribuir os árbitros aos jogos, desenvolvendo-se este processo jornada a jornada da competição. A calendarização de jogos é efetuada pela Liga de Clubes Portugal, denominada por Liga NOS na época desportiva (2014/2015), consequência dos compromissos com o seu principal patrocinador. Qualquer destes dois organismos teve um papel muito importante para o desenvolvimento deste trabalho, contribuindo com informação relevante, dados reais, com os quais foi possível estabelecer critérios e construir restrições matemáticas capazes de modelar os modelos apresentados. Os algoritmos matemáticos construídos estão adaptados ao nosso país e à nossa realidade desportiva. Os resultados obtidos na calendarização desportiva, para os critérios considerados, revelaram-se melhores quando comparados com os atualmente existentes. Para a atribuição dos árbitros, procurou-se uma abordagem que mais se aproximasse da realidade, tendo-se obtido resultados considerados pela Federação Portuguesa como muito satisfatórios.
Calendarização Desportiva, Futebol, Atribuição de Árbitros, Investigação Operacional, Programação Inteira, Programação inteira binária.

Outubro 20, 2015, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado