Dissertação

FMEA do processo de comunicação/informação no lançamento de um novo modelo automóvel EVALUATED

O lançamento de produção de novos modelos automóveis envolve as mais diversas áreas da organização, exigindo diferentes abordagens e motivações para fazer face aos desafios que sempre se equacionam. Na investigação desta problemática consideramos importante começar por fazer uma análise dos processos individuais e sectoriais, uma análise da forma como as decisões são tomadas e solucionadas, bem como proceder a uma leitura da envolvência e perceber a importância da motivação na identificação e resolução de problemas. Neste trabalho proceder-se-á a uma análise macro e micro para propor a melhoria dos processos internos através da aplicação do método FMEA (Análise de Modos de Falha e seus Efeitos). Desta forma podemos proceder à identificação das possíveis ineficiências existentes no planeamento de produção. Estas ineficiências podem ter a sua origem no fluxo da comunicação, aspetos de ordem temporal e agendamento das atividades, aspetos relacionados com processos e pessoas e várias outras causas, e até mesmo aspetos de ordem política (“policy”, regras, procedimentos impostos, aspetos culturais...). Neste contexto, necessariamente complexo, tentaremos apontar soluções de melhoria. As dificuldades que antecipamos para o desenvolvimento deste trabalho são basicamente relacionadas com a participação das pessoas e com a partilha e acesso à informação. Por último, pretendem-se apresentar soluções viáveis para a resolução das dificuldades encontradas, com o intuito de apresentar formas de melhoria que possam vir a ser utilizadas pela organização na sua atividade de lançamento de novos modelos.
Lançamento automóveis; FMEA; Comunicação

Novembro 19, 2015, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Costa Dias de Figueiredo

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar