Disciplina Curricular
Finanças Quantitativas FQua
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2021
Contextos
Grupo: MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Gestão Financeira
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Os estudantes devem ter tido uma cadeira de Probabilidades e Estatística, e ter noções básicas de taxas de juro e derivados financeiros.
Objectivos
Esta cadeira foca-se na análise de modelos matemáticos para derivar o preço de produtos financeiros e medir o risco associado. Os alunos aprendem as noções básicas de cálculo estocástico, que lhes permitirão estudar o modelo de Black Scholes. Adicionalmente, aprendem os conhecimentos básicos de opções reais, os quais serão usados para derivar políticas óptimas de investimento, englobando a análise de opções para expansão de projetos, investimento em novos produtos ou outras alterações motivadas por condições económicas, tecnológicas ou de mercado.
Programa
Capítulo 1: Preço de opções a. Introdução e revisão de conceitos fundamentais (taxas de juro, derivados financeiros); b. Conceito de arbitragem; c. Propriedades de monotonia no preço de opções financeiras (limites no preço, paridade put-call); d. Portfólios de réplica. Capítulo 2: Cálculo Estocástico a. Movimento Browniano e difusões; b. Integral de Ito; c. Fórmula de Ito. Capítulo 3: Fórmula de Black-Scholes a. Hipóteses e discussão; b. Equação de Black-Scholes; c. Preço de opções via portfólio de réplica; d. Volatilidade impplícita. Capítulo 4: Opções reais a. Definição do problema; b. Derivação do princípio da programação dinâmica; Equação de Hamilton-Jacobi-Bellman; b. Solução para um problema de investmento ou de saída c. Outras questões
Metodologia de avaliação
40% para avaliação contínua (trabalhos de casa e/ou projetos, incluindo leitura e estudo de artigos ou capítulos de livros) 30% para 1º mini-teste (a realizar durante as aulas, a meio do período) 30% para 2º mini-teste (a realizar no fim das aulas)
Componente de Competências Transversais
• Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas); 6% • Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.): 6% • Competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, etc.): 6% • Cidadania Global (p.e. tolerância, abertura, respeito pela diversidade, compreensão intercultural, etc.): 6% • Literacia da informação e dos media (incluindo a capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media): 6%
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.