Disciplina Curricular
Gestão de Armazéns e Materiais GAM
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2021
Contextos
Grupo: MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Operações e Logística
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Os alunos devem ter conhecimento dos conteúdos de Gestão de Cadeias de Abastecimento e Logística e Distribuição.
Objectivos
Os principais objetivos desta UC são: - Compreender o funcionamento geral de um armazém e as principais atividades. - Analisar a concepção de um armazém, desde as fases de projeto e layout, seleção de equipamentos às políticas de armazenamento e gestão de materiais. - Analisar um armazém e seu desempenho. No final desta UC, os alunos deverão compreender as principais atividades do armazém e os métodos de planeamento.
Programa
1 - Introdução: O papel de um armazém; Conceitos e Fundamentos sobre Armazenagem; 2 - Papel do Gestor de Armazém: Trade-offs e Desafios; Gestão de Pessoas 3 - Processos de Armazém: Operações de entrada; Estratégias de separação de pedidos; Métodos de separação de pedidos; Operações de saída; Slotting 4 - Gestão de Materiais: Localização do Produto; Perfil de atividade; Contagem cíclica de inventário. 5 - Projeto de Armazém: Dimensionamento e Layout; Equipamento; WMS 6 - Gestão de Armazém: Custos de Armazém; Medição de desempenho do armazém.
Metodologia de avaliação
1) Avaliação contínua: a) Projeto em grupo - 50% Os alunos terão que desenvolver um projeto temático, com base num problema fornecido por uma empresa ou em dados reais. Os resultados são: i) um relatório científico focado na proposta da metodologia académica, apresentação e discussão dos resultados e ii) apresentação, focada nas conclusões e sugestões para a empresa. Os melhores grupos na avaliação podem apresentar aos gestores da empresa e/ou responsável pela UC e obter um bónus extra se forem os melhores da apresentação. b) Relatório resumido - 10% (2 páginas) de uma atividade aleatória de laboratório c) Questionários - 10% Um questionário online e individual por semana. Os alunos podem faltar no máximo a um questionário. A nota média dos questionários, se melhor que a nota do teste, contará para a avaliação final. 2) Avaliação Individual e Final: Mini teste - 30% - o teste final inclui avaliação dos conceitos do curso, discussão de estudos de caso e resolução de problemas.
Componente de Competências Transversais
As competências transversias presentes nesta UC são: Pensamento crítico e inovador - criatividade, pensamento crítico e estratégias de resolução de problemas, principalmente no projeto do grupo e no relatório resumido; Competências intrapessoais e interpessoais - produtividade e gestão do tempo, comunicação escrita e oral, trabalho em equipa. Literacia da Informação e dos media - estruturação de relatórios e apresentações. A avaliação destas competências nos diferentes métodos de avaliação corresponderá a um total de 15% da avaliação da UC.
Componente Laboratorial
50% de aulas de laboratório A UC envolve aulas de laboratório, para desenvolver exercícios práticos e estudos computacionais. As aulas de laboratório incluem as seguintes atividades a) A desenvolver nos equipamentos do laboratório de Operações e Logística 1 - Métodos de separação de pedidos 2 - Construção de paletes e TiHi 3 - Comparações do processo de picking b) A desenvolver usando o computador 1 - Criação de perfil de atividade do armazém 2 - Planeamento de Armazém 3 - Densidade de armazenamento
Componente de Programação e Computação
Neste curso, a integração do conhecimento dos cursos anteriores pode ser usada no projeto de grupo ou nas aulas de laboratório. Recursos avançados do Excel serão usados como tabelas dinâmicas. Dependendo do objetivo do projeto, os alunos podem usar as habilidades de Otimização e Simulação.Explicitar outras valências de computação e programação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.