Disciplina Curricular
Planeamento e Controlo de Operações PCO
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2021
Contextos
Grupo: MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Operações e Logística
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Objectivos
O objetivo da disciplina é dotar os alunos de conhecimentos aprofundados de planeamento e controlo de operações. Fornecer aos alunos capacidade de identificação e implementação de metodologias adequadas para a resolução de casos ilustrativos de situações reais na área do planeamento e controlo de operações, explorando ainda a sua análise crítica. Utilização adequada de softwares comerciais na resolução de problemas no âmbito de UC.
Programa
Introdução ao planeamento e controlo de operações no contexto de Industry 4.0: caracterização da Industry 4.0 e planeamento e controlo de operações; Gestão de dados e uso no suporte à decisão. Gestão de Procura e Previsão: Fundamentos. Modelos de alisamento univariados e de decomposição. Arima Univariado. Regressão multivariada. Planeamento ótimo: desenvolvimento de modelos lineares inteiros mistos explorando cenários reais, procedimentos de Dynamic Lot sizing. Implementação e caracterização de escalonamento de operações com modelos heurísticos e exatos. Modelos exatos: Resource-Task-Network (RTN) e State-Task-Network (STN). Modelos heurísticos: uma ou mais máquinas paralelas, sistema de produção flowshop, job-shop e setup.Controlo inventário multiproduto. Sistemas Inventário com incerteza e a ligação ao controlo de produção.
Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de um trabalho de grupo em ambiente empresarial, onde os alunos devem caracterizar os sistemas de planeamento e controlo de operações, identificar limitações e sugerir melhorias, no âmbito das temáticas abordada na UC. O enunciado do trabalho é disponibilizado na primeira semana de aulas permitindo o seu desenvolvimento ao longo do semestre com entrega do relatório na antepenúltima semana. A avaliação é baseada no relatório final, apresentação e discussão realizados em aula - 25% Implementação, resolução e análise critica de um projeto de grupo explorando diversos aspetos do âmbito da UC, com submissão de um relatório final. A avaliação é baseada no relatório final - 25% Mini -teste individual - 50%
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador - 10% (estudantes têm que identificar e caracterizar um problema real em ambiente empresarial, identificar as suas lacunas e propor uma solução inovadora para a resolução do mesmo e definir como implementar esta solução na prática) Competências Interpessoais - 5% (apresentação oral, avaliação intragrupo de trabalho de equipa).
Componente Laboratorial
Laboratorio com utiização de softwears: Excel, Gams, SPSS - 50%.
Componente de Programação e Computação
Modelação e Implementação de problemas ilustrativos de casos reais, em ambiente laboratorial.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.