Disciplina Curricular

Organização Industrial OInd

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006

Contextos

Grupo: MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso foca as estratégias empresariais em mercados imperfeitamente competitivos, isto é, em monopólios e em oligopólios. No que diz respeito aos oligopólios, a ênfase é colocada na interação estratégica e nos jogos. O curso cobre também o impacto das decisões empresariais sobre os consumidores e o papel dos reguladores. Ao concluir o curso o aluno deverá ser capaz de i) entender as decisões empresariais em mercados imperfeitamente competitivos e respetivo impacto social, ii) pensar de forma estratégica e iii) empregando raciocínio lógico, analisar com alguma formalidade o equilíbrio dos mercados, com recurso aos modelos adequados.

Programa

0. Apresentação do curso 1. Revisão de princípios microeconómicos 2. Jogos e estratégia 3. Definição de mercado relevante e medidas de concentração 4. Empresa dominante e concorrência monopolística 5. Oligopólio: concorrência em quantidades sem liderança; concorrência em preços sem liderança; concorrência em quantidades com liderança; concorrência em preços com liderança 6. Carteis, conluio e estabilidade dinâmica dos acordos 7. Poder de mercado 8. Entrada e saída: barreiras à entrada; predação; fusões; livre entrada e bem-estar social 9. Diferenciação do produto e estratégias de preços 10. Investigação e Desenvolvimento 11. Redes 12. Política de concorrência e Regulação

Metodologia de avaliação

Teste 40% na aula de dia 2 Dezembro, 14h30. Opcional. Exame vale 60%. 1º exame: dia 16/1 (5ªf), 8h-11h; 2º exame: dia 29/1 (4ªf), 11h30-14h30.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre