Disciplina Curricular
Avaliação e Gestão do Risco em Projectos AGRP
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006
Contextos
Grupo: MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo transmitir aos alunos os instrumentos de base para desenvolver uma análise formal de risco e as metodologias adequadas para gerir riscos. Na conclusão da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de descrever os elementos básicos das metodologias gerais de avaliação e gestão de riscos; identificar e aplicar técnicas qualitativas e quantitativas de análise de risco; aplicar métodos e técnicas de modelação, propagação e análise de incertezas no contexto de análises do risco associado aos custos e prazos de projetos.
Programa
PARTE I. Análise e gestão de risco em projetos 1. Incerteza e risco 2. Metodologia geral de análise e gestão de risco 3. Motivos, falhas comuns, quadros conceptuais, processos sistemas de incentivos na gestão de risco em projetos 4. Elementos de incerteza e de risco na estruturação de decisões e em projetos 5. Análise qualitativa: Matrizes de risco Método de análise dos modos de falha e efeitos Mapa de registo Matriz de risco quantitativa 6. Análise quantitativa: Árvores de falhas de acontecimentos e de decisão Redes Bayesianas Diagramas de influência Simulação de Monte Carlo 7. Valor da informação e de controlo 8. Medidas de mitigação de riscos e afetação de recursos PARTE II: Modelação do risco e da incerteza 1. Conceitos básicos de probabilidades 2. Probabilidades subjetivas 3. Modelos teóricos de probabilidade 4. Modelos de probabilidade baseada em dados 5. Estimação e atualização Bayesiana 6. Métodos de propagação de incertezas 7. Análise de sensibilidades 8. Atitude de Risco
Metodologia de avaliação
Inclui aulas t/p. As aulas teóricas são usadas para apresentar os conceitos básicos, definições métodos ferramentas e incluem sempre exemplos ilustrativos. Na exposição são usados slides que cobrem 100% do programa e que estão disponíveis on-line.As sessões práticas destinam-se à resolução de problemas em sala de aula ou em lab. Inform. quando são necessárias ferramentas computacionais. No meio do semestre são tb usadas aulas de lab para desenvolver o trab. de grupo atribuído. A avaliação na unidade curricular é composta por duas componentes, com os seguintes pesos: a) solução e elaboração de relatório de um trabalho de grupo obrigatório -35%, que consiste na resolução de 2-3 exercícios utilizando técnicas e softwares adequados introduzidos na uc b) Exame final com 2ªdata -65%. O exame final envolve questões que requerem a demonstração de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos. O exame e o trabalho em grupo são obrigatórios e requerem uma classif. mínima de 10 (cada).