Disciplina Curricular

Dispositivos e Redes de Sistemas Logísticos DRSL

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006

Contextos

Grupo: MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos sobre as infraestruturas informáticas de suporte à gestão de operações com ênfase nas aplicações de gestão de equipas móveis ou remotas. Abordar, do ponto de vista da sua aplicação, as tecnologias de identificação de objectos, de localização e de monitorização remota de eventos associados a objectos, equipamentos ou pessoas. Introduzir os principais tipos de redes de comunicações móveis e sem fios, relevando as suas características funcionais condicionantes da sua aplicação. Introduzir os principais tipos de dispositivos de suporte à operação de equipas móveis ou remotas. Análise de domínios aplicacionais: Gestão de frotas, distribuição/retalho.

Programa

Introdução: Objectivos e organização da disciplina. Características dos sistemas para gestão de operações e logística: Requisitos, ciclo de vida, factores económicos, dispersão geográfica, tempo de resposta. Identificação de objectos: Electronic Product Code. Códigos de barras. Identificação electrónica (R/F ID). Localização de objectos: Posicionamento global, em células ou por balizas. Redes de comunicações móveis e sem fios. Serviços em redes móveis. Qualidade de serviço. Arquitectura dos sistemas de informação para equipas móveis ou remotas. Integração com os sistemas de gestão central (ERP). Estudo de casos: Gestão de frotas. Estudo de casos: Distribuição e retalho. Tópicos avançados: Aplicações de redes de sensores e de materiais inteligentes. Seminários: Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.

Metodologia de avaliação

A avaliação da cadeira será efectuada através de exame e um projecto consistindo no desenvolvimento de um tema ou no estudo de um caso ou de um domínio de aplicação. O projecto e o exame contribuem cada um com 50% da avaliação final. Para o aluno ser aprovado é necessário que a nota do projecto seja igual ou superior a 7,5 numa escala de 0 a 20, que a nota do exame seja igual ou superior a 7,5 numa escala de 0 a 20, e que a nota final seja igual ou superior a 9,5.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre