Disciplina Curricular
Introdução ao Projecto Mecânico IPMec
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006
Contextos
Grupo: MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos alunos um conhecimento vasto e integrador na área do projeto mecânico. O programa inclui diversos temas incidindo desde os conceitos gerais até ao projeto de componentes específicos de máquinas, dando aos alunos a possibilidade de aplicar métodos de cálculo analítico e numérico na análise e conceção de sistemas mecânicos. No final desta disciplina, os alunos deverão compreender a aplicação das ciências básicas de engenharia na análise e projeto de alguns dos órgãos de máquinas mais comuns e ser capazes de fazer o dimensionamento ou seleção dos elementos mecânicos básicos mais apropriados para uma determinada aplicação.
Programa
1- Introdução ao projeto mecânico; 2- Seleção de materiais em projeto mecânico; 3- Projeto de componentes com solicitações estáticas; 4- Projeto à fadiga; 5- Projeto de veios; 6- Uniões aparafusadas e uniões rebitadas; 7- Uniões soldadas e uniões coladas; 8- Molas; 9- Chumaceiras de rolamento; 10- Chumaceiras de escorregamento; 11- Uniões de veios; 12- Embraiagens e freios; 13- Engrenagens e trens de engrenagens; 14- Correias e correntes.
Metodologia de avaliação
As metodologias de ensino da disciplina assentam sobre os seguintes componentes principais: 1- Aulas teóricas com exposição dos conceitos de cada tópico da matéria, acompanhada da observação de exemplos reais de componentes mecânicos de máquinas; 2- Aulas de resolução de problemas para ilustração da aplicação dos conhecimentos adquiridos; 3 – Aulas em Laboratório para consolidação de conhecimentos com a prática; 4- Avaliação de conhecimentos constituída por testes e/ou exame escritos individuais e um trabalho de grupo. Existem dois testes, cada um cobrindo metade do programa. Qualquer dos testes poderá ser repetido na época de exames de recurso. Qualquer das provas consistirá na resolução prática de problemas como modo de demostração do conhecimento dos conceitos teóricos envolvidos. O trabalho de grupo será feito durante as horas de estudo não presenciais, incidindo sobre uma área não lecionada de modo a desenvolver nos alunos a capacidade de pesquisa autónoma