Disciplina Curricular

Marketing Mar

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal da unidade curricular de Marketing é ensinar aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem este conhecimento a situações reais. Assim, a conclusão com sucesso desta unidade curricular deverá incluir a capacidade de adotar uma perspetiva de marketing baseada na compreensão do consumidor e das suas necessidades, a descrição de segmentos do mercado com identificação das respetivas características e comportamentos, e a definição das variáveis do marketing-mix que permitam a criação e o desenvolvimento de relações mutuamente vantajosas entre a empresa e o seu mercado-alvo. Também se aborda a pesquisa de mercado como auxiliar da tomada de decisões de marketing, ilustrando-se especificamente como a informação necessária é recolhida e analisada.

Programa

10.4.1.5. Conteúdos programáticos: 0. Introdução ao Marketing; 1. Planeamento de Marketing; 2. Marketing estratégico; 3. Envolvente de Marketing; 4. Marketing internacional; 5. Valor, satisfação e lealdade do consumidor; 6. Comportamento de compra: consumidor final e organizacional; 7. Análise da concorrência; 8. Sistemas de Informação de Marketing e Marketing research; 9. Marketing research: definição do problema e métodos de pesquisa; 10. Questionários e escalas; 11. Amostragem e recolha de dados; 12. Análise preparatória de dados; 13. Técnicas de análise multivariada de dados; 14. Segmentação, targeting e posicionamento; 15. Marketing-mix: estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação; 16. Marketing de serviços.

Metodologia de avaliação

A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada é a apresentação e explicação dos tópicos do programa, sempre fazendo o paralelo com exemplos reais e actuais para ilustração dos conceitos apresentados. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies e de exercícios. Quer os casestudies, quer os exercícios podem conter uma análise qualitativa e/ou quantitativa. A análise quantitativa será conduzida recorrendo a um software estatístico, nomeadamente o software SPSS. Os exercícios resolvidos são recolhidos e a participação dos alunos na discussão dos casos é tida em conta para cálculo da nota da participação (avaliação contínua). É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui ainda a realização de dois testes sobre a matéria leccionada (cada um cobrindo sensivelmente metade da matéria).

Disciplinas Execução

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre