Disciplina Curricular
Complementos de Investigação Operacional CIO
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006
Contextos
Grupo: MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo da disciplina de Complementos de Investigação Operacional (CIO) é aprofundar conhecimentos em programação matemática, para abordar problemas complexos de engenharia e gestão. Nesta disciplina serão apresentados modelos, algoritmos e aplicaões de programação linear, programação linear inteira mista, optimização combinatória e optimização multi-objectivo. A forma como a disciplina está organizada em aulas teóricas e de problemas permite alternar, com maior coordenação e continuidade, os períodos de exposição com a resolução de exercícios de índole didáctica.
Programa
1. Introdução 2. Modelação 2.1 Modelação com variáveis inteiras 2.2. Modelação com variáveis 0-1 2.3. Outros aspetos da modelação 3. Complementos de programação linear 3.1. Complementos de dualidade 3.2. O método simplex dual 4. Programação linear inteira mista 4.1. Técnicas enumerativas 4.2. Separação e avaliação progressiva 4.3. Planos de corte 4.4. Métodos híbridos 5. Optimização combinatória 5.1. Optimização em redes: modelos e algoritmos 5.2. Outros modelos de optimização combinatória 6. Programação multi-objectivo 6.1. Programação linear bi-objetivo 6.2. Programação linear inteira bi-objetivo 6.3. Optimização combinatória multi-objetivo 7. Metaheurísticas 7.1. Pesquisa tabu 7.2. Pesquisa por dispersão 7.3. Algoritmos genéticos 7.4. Arrefecimento simulado
Metodologia de avaliação
O ensino está organizado em 14 semanas com 3hs T e 1.5 PB. Cada sessão T é dividida em duas partes: uma de exposição da matéria através de diapositivos, outra de discussão de exemplos de aplicação. Na primeira parte, o docente expõe os principais modelos, algoritmos, aplicações e respetiva literatura chave de cada tópico da matéria. Para cada sessão, os alunos deverão efetuar uma leitura aos diapositivos previamente facultados. Os alunos podem optar por dois testes ou um exame final e um projeto (facultativo) a entregar no final do semestre. Neste projecto, podem desenvolver um modelo de IO, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.