Dissertação

Integration of an Energy Storage System to support Cruise Ships Cold Ironing in the Port of Civitavecchia EVALUATED

O Sistema “Cold Ironing” (CI) está cada vez mais a ser utilizado para reduzir as emissões de poluição atmosférica dos navios nos portos. Os grandes navios de cruzeiro representam o tipo de navio que requer mais energia que um porto comercial pode atualmente acolher alimentando-os a partir de terra, o que constitui um desafio tecnológico. O porto de Civitavecchia é um dos mais visitados do mundo pelos navios de cruzeiro e em breve necessitará de uma infraestrutura de CI. Os navios de cruzeiro podem necessitar de potência até 14 MW e a rede do porto só pode fornecer um máximo de 6 MW a partir do seu ponto de entrega com a pot^encia mais elevada disponível (POD). Para evitar a instalação de outra subestação, é estudada a possibilidade de instalar uma ESS de maior potência. A primeira parte desta dissertação descreve uma revisão bibliográfica e mostra o estado da arte da tecnologia do CI. A segunda parte visa determinar e dimensionar as principais características de um Sistema de Armazenamento de Energia que pode ser instalado no Porto de Civitavecchia para alimentar navios de cruzeiro que recorrem ao CI. A rede do porto será projetada para introdução de um novo Armazenamento de Energia associado às fontes de energia renováveis instaladas. 0 desempenho da solução proposta é analisada com a ajuda de um software (Energy Management Simulation Software (EMSS)) desenvolvido pela Falck Renewables - Next Solutions.
Energia renovável, Armazenamento de Energia, Gestão de energia, Navios de cruzeiro, Porto.

junho 28, 2022, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Duarte de Mesquita e Sousa

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Valeria Armas

Port Utilities/Italy

Especialista