Dissertação
Engaging without greenwashing: a holistic gamified approach to foster eco-friendly behavior in a renewable energy crowdfunding platform EVALUATED
Para alcançar a transformação necessária em direção a uma sociedade de baixo carbono, é óbvio que todas as inovações tecnológicas que virão também devem ser acompanhadas por mudanças gigantescas nos padrões de estilo de vida. Este estudo tem como objetivo identificar uma possível estratégia de marketing gamificada que fomente o comportamento pró-ambiental para um aplicativo de crowdfunding de projetos de energia renovável. Além do crescente interesse da indústria pela gamificação, há poucas pesquisas sobre como implementar tais abordagens de forma a promover um comportamento pró-ambiental. A pesquisa fornece uma revisão integrativa da literatura de assuntos como psicologia ambiental, gamificação e interação humano-computador, para finalmente delinear uma estrutura abrangente para orientar os profissionais na promoção de um comportamento sustentável no mundo dos negócios, no contexto de uma plataforma de crowdfunding de energia renovável, e também a análise de um caso de negócios, Seeds. Este trabalho sugere que o ethos corporativo pode fazer mais mal do que bem quando se trata de combater as mudanças climáticas. Algumas estratégias corporativas amplamente difundidas para impulsionar o envolvimento do cliente, como o uso de tecnologia difundida para criar hábitos nos usuários, baseiam-se em princípios morais que convidam à crítica e, talvez, à rejeição. Finalmente, as limitações da pesquisa sugerem que uma validação adicional é necessária, deixando várias questões não resolvidas que podem conduzir a pesquisas científicas adicionais
dezembro 16, 2021, 15:45
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado