Dissertação

Green Hydrogen and Oxygen Developments in Portuguese Economy in the Context of Vehicle Refuelling Stations EVALUATED

Esta dissertação visa avaliar o custo anual de uma rede de estações de reabastecimento de hidrogénio, no contexto português, e compreender o impacto na economia. Primeiramente, foi realizada uma selecção de 100 empresas de transporte de mercadorias. Posteriormente, foi avaliada a frota e o número de quilómetros percorridos anualmente, as suas necessidades de hidrogénio e os respectivos custos de produção e distribuição. As empresas foram organizadas em pequenos grupos, distribuídos por todo o país (produção descentralizada). Foi feita a divisão entre produtores e consumidores e a respetiva atribuição de hidrogénio dos produtores aos consumidores, obtendo-se um custo total final da cadeia de abastecimento. Foram obtidos 11 clusters viáveis, com um total de 32 empresas, com 11 produtores de hidrogénio e um custo total anual de implementação igual a 461 646 574 euros, produzindo 105 826 toneladas de hidrogénio e 846 609 toneladas de oxigénio subproduto, que apenas 1,3\% é capaz de satisfazer todo o consumo de oxigénio hospitalar de Portugal. Finalmente, foi realizado um balanço económico, comparando o consumo de hidrogénio num ano, com o consumo de gasóleo. Foi provado que o hidrogénio é o combustível mais vantajoso a longo prazo, obtendo um retorno do investimento entre 2/3 anos, em comparação com o diesel. Conclui-se que a implementação de uma cadeia de abastecimento de hidrogénio é viável e vantajosa em relação ao consumo normal de diesel. A venda de oxigénio ao sector hospitalar, embora não prejudicial, não é suficiente para ser o motor deste investimento.
Hidrogénio, Oxigénio, Camiões, Aglomerados, Optimização

julho 7, 2022, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Pedro da Costa Neto

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+

Investigador Auxiliar