Dissertação

Optimized operation of the MTT EnerTwin in non-continuous or part load operation EVALUATED

O perfil óptimo de operação é aquele que maximiza a eficiência e satisfaz os requisitos relativos ao calor a fornecer. Obtém-se uma estratégia óptima como um compromisso entre uma menor eficiência eléctrica e uma operação a carga parcial, em vez de maiores perdas no arranque, na paragem e nos tempos de vazio, com funcionamento intermitente. Apresenta-se um estudo genérico do sistema MTT micro-CHP, quantificando o funcionamento à carga máxima, com carga parcial e as operações de arranque, de paragem e standby. Estes resultados são usados para descrever o comportamento do sistema e obter relações úteis para definir a estratégia de controlo ideal. O desempenho da instalação foi representado com base em ensaios realizados em várias condições, com diferentes cargas eléctricas e temperaturas iniciais. As principais variáveis medidas são a energia eléctrica, a energia térmica produzida e o combustível consumido. As curvas do sistema obtiveram-se por ajuste do conjunto de valores medidos, para determinadas cargas e temperaturas iniciais. O sistema possui três modos de operação: arranque (aquecimento), funcionamento em estado estacionário e arrefecimento. As funções de energia produzida nos diferentes estados do sistema foram usadas para construir o modelo numérico do sistema. Neste modelo, a operação do sistema depende de dois perfis de carga térmica. O modelo numérico permitiu comparar a eficiência do sistema a plena carga e a carga parcial e portanto optimizar o desempenho do sistema nestes dois modos de operação. A conclusão é que, do ponto de vista económico, é mais eficiente operar o sistema em plena carga.
micro-CHP, armazenamento de energia térmica, carga parcial, transiente, optimização, modelo numérico

novembro 24, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Krzysztof Pikoń

SUT -- Silesian University of Technology

Professor Catedratico

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar