Dissertação
Application of dynamic rating to improve transportation capability of the power systems connected to Wind Power Plants EVALUATED
As redes de transmissão e distribuição estão a enfrentar grandes desafios. As alterações dos perfis da produção e consumo de energia requerem uma maior flexibilização no despacho da energia ao longo da rede. Entre outras possibilidades, a classificação dinâmica das linhas de transporte de energia (“DLR - Dynamic Line Rating”) emerge como a solução mais interessante tanto do ponto de vista económico como do ponto de vista técnico. Com a presente dissertação investiga-se o desempenho do DLR do ponto de vista teórico e na perspectiva da respectiva implementação. A análise da Norma IEEE 738 permitiu identificar como um dos pontos fracos da mesma a abordagem teórica ao cálculo da transmissão de calor por convecção forçada. Os resultados mostraram que uma inclinação na direcção relativa vento-condutor pode ter um impacto mais importante na classificação da linha comparativamente ao modelo térmico da Norma IEEE 738. Do ponto de vista experimental, esta dissertação inclui uma a investigação do DLR como um meio para introduzir uma nova energia eólica em uma pré-existente 130 kV OHL. A produção de energia eólica está por vezes associada à necessidade de arrefecimento dos condutores das linhas. Para o caso seleccionado, em 2015, o DLR teria permitido um aumento da capacidade de transporte de 69.6% durante o Verão e de 26.7% durante o Inverno. Na generalidade, a DLR mostrou-se como a solução mais interessante tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista económico.
setembro 9, 2016, 9:30
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Luís António Fialho Marcelino Ferreira
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico
Full Professor