Dissertação

Energy Communities and Electric Mobility as a Win-Win Solution? EVALUATED

Recentemente, tem havido um esforço crescente para promover a eficiência energética, utilizando energias renováveis e mobilidade elétrica para alcançar um futuro mais sustentável e até mesmo neutralidade carbónica em 2050. O objetivo desta dissertação é compreender se a combinação dessas duas tecnologias leva a uma solução vantajosa para ambas as partes. Foram definidas as características do sistema que será utilizado na simulação, representado por um consumo do tipo comunidade residencial com e sem carregamento de veículos elétricos (VE) durante a noite. A simulação foi realizada no software Homer Grid, e foram testados oito cenários diferentes: alta densidade populacional/baixa densidade populacional com e sem mobilidade elétrica e com tarifa bi-horária ou tarifa simples. Após testar esses cenários, a conclusão foi que a baixa densidade populacional e a tarifa horária, com e sem mobilidade elétrica, são os dois melhores cenários economicamente, e o pior é a alta densidade populacional com tarifa horária e mobilidade elétrica. Em seguida, foram estudadas mudanças na curva de carga, incluindo uma curva de carga comercial, e mudanças na curva de carga dos carregadores de VE, incluindo o V2G (vehicle-to-grid) e carregamento diurno. A conclusão foi que que integração de mobilidade elétrica em comunidades de energia não é sempre vantajosa, considerando o setor residencial e carregamento noturno de VE, no entanto é mais benéfica em casos de baixa densidade populacional. Conclui-se também que alterações na hipótese inicial, como a consideração do setor comercial e de carregamento diurno podem levar a que esta integração seja uma mais valia.
comunidades de energia, mobilidade elétrica, emissões de CO2, análise económica

maio 21, 2024, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil)

Full Professor