Dissertação
End-of-Life Scenario Analysis for Lithium-Ion Batteries from Passenger Car Electric Vehicles in the EU EVALUATED
O rápido aumento das vendas de veículos elétricos a que hoje se assiste, levará à existência de grandes volumes de baterias em fim de vida nas próximas décadas e anos. No entanto, quando as baterias já não possuem a energia suficiente para funcionarem satisfatoriamente em veículos, podem ainda manter a energia suficiente para funcionar numa aplicação de segunda vida. Foi realizada uma revisão da literatura sobre as baterias de iões de lítio, durante as diferentes fases de vida, com enfoque nas perspetivas económica, ambiental e política. As matérias-primas existentes nas baterias de iões de lítio são avaliadas, os processos de fabrico analisados, as estruturas legislativas apresentadas e as duas alternativas de fim de vida, de reciclagem e reutilização estudadas. Com base no conhecimento acumulado, são desenvolvidos diferentes cenários para 2020 a 2030 de modo a analisar os fluxos de materiais das baterias de veículos elétricos de passageiros na EU, e suas implicações. Os resultados sugerem fortes benefícios ambientais e económicos numa cadeia de valor circular das baterias. Em 2030, o valor económico dos materiais das baterias em fim de vida, de veículos elétricos de passageiros, poderá ultrapassar 1 bilião de euros por ano e os metais recuperados poderão cobrir cerca de 10% da procura de materiais para a produção de novas baterias na Europa. As baterias disponíveis para segunda vida podem atingir 30 GWh por ano em 2030, mas as preocupações com a segurança e a falta de regulamentação ainda impedem a sua adoção em larga escala.
novembro 17, 2020, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Fernanda Maria Ramos da Cruz Margarido
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Associado
ORIENTADOR
Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research (ISI))
Especialista