Dissertação

Modelling and Evaluation of the motive and hydrodynamic performance of Cargo Vessels with green hydrogen and synthetic fuels EVALUATED

O transporte marítimo desempenha um papel fundamental no crescimento econômico global, mas é amplamente criticado devido às emissões. Para abordar essa questão, várias regulamentações, incluindo o Anexo VI da IMO, foram implementadas, e a UE planeja impor seu EU ETS a partir de janeiro de 2024, tornando as regulamentações mais rígidas. Portanto, a busca por combustíveis alternativos adequados para a indústria marítima é contínua. Esta tese visa estudar tecnologias de combustíveis alternativos e investigar um sistema de propulsão híbrida de células de combustível em um estudo de caso com o ferry ALMADENSE, que opera no rio Tejo, em Lisboa, Portugal. Para avaliar o sistema de propulsão híbrida de células de combustível, desenvolvemos um modelo SIMULINK com base em simulações numéricas e de fluidos, com sistemas de gestão de energia e potência. Simulamos os componentes do sistema em diferentes condições ambientais ao longo do ano e comparamos com um sistema a diesel sob as mesmas condições. Discutimos três cenários possíveis: manter o status quo, substituir o motor a diesel por um sistema híbrido de células de combustível e substituir todo o navio por um novo baseado em células de combustível híbridas. A seleção leva em consideração os aspectos ambientais e econômicos. Os resultados indicam que substituir o navio atual por um novo navio híbrido de células de combustível até 2026 é a solução ideal, não apenas reduzindo a poluição ambiental, mas também sendo economicamente vantajosa em comparação com o segundo cenário.
Sistema de Células de Combustível Híbridas, Combustíveis Alternativos Marítimos, Simulação de Células de Combustível, Análise Energética e Econômica, Simulação de navio

dezembro 4, 2023, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Pedro da Costa Neto

IN+

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Lúcia Maria Pinto Moreira Leite Martins

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado