Dissertação

Techno-economic analysis of vessel applications for offshore wind farm operation and maintenance EVALUATED

A indústria eólica offshore tem testemunhado um desenvolvimento significativo na última década, entretanto ainda se encontrando em uma situação paradoxal, pois para assegurar a produção de energia limpa, ainda depende de navios à base de combustíveis fósseis. Para abordar a redução das emissões de GEE, o sector marítimo terá de considerar novas soluções para descarbonizar a frota envolvida na operação e manutenção dos parques eólicos. Várias soluções estão a ser investigadas, sendo uma delas a adopção de combustíveis alternativos como o hidrogénio verde. Este trabalho abordou a construção de um modelo techno-econômico e a análise do impacto da introdução do hidrogénio como combustível na estratégia de O&M do parque eólico, e a comparação com o cenário atual e os cenários considerando taxas sobre emissão de carbono, identificando os principais fatores dos custos. O modelo também abordou o impacto técnico e económico, quando consideradas estações de produção e reabastecimento onshore e offshore. O estudo mostrou que o LCOE dos parques eólicos atendidos por navios movidos a hidrogénio ainda não é competitivo e que as dificuldades para sua implementação no sector são mais evidentes quando analisando parâmetros econômicos e tecnológicos referentes à produção, armazenamento e reabastecimento, indicando que ainda não são favoráveis e maduros. Sob uma perspectiva futura, com reduções de custos mais significativas e a implementação de medidas para desencorajar a utilização de combustíveis tradicionais, o cenário do hidrogénio começa a dar sinais de competitividade, mostrando que para construir um sistema competitivo no mercado, a barreira técnica tem de ser superada.
energia eólica offshore, descarbonização, indústria marítima, navios de serviço, hidrogénio

dezembro 22, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel De Carvalho Gato

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Associate Professor

ORIENTADOR

Craig White

WavEC Offshore Renewables

Investigador Principal