Dissertação

Operation & Maintenance Simulation of Generic CTVs for an Offshore Wind Farm EVALUATED

O desempenho económico de um parque eólico offshore é comprovadamente sensível à frota de manutenção. Um dos melhores parâmetros para decidir o desempenho das frotas é a disponibilidade baseada na produção, porque a diferente resposta às condições climatéricas de cada tipo de embarcação resulta em diferentes tempos de atividade dos parques eólicos. As embarcações de transferência de tripulação (CTVs) podem ser usadas para lidar com a maioria das tarefas de serviço e são as utilizadas com mais frequência. Existem três tipos principais de embarcações: monocasco, catamarã e SWATH. O monocasco tem geralmente o pior desempenho, enquanto o SWATH tem o melhor. Levar em consideração as características dos CTVs durante a fase de planeamento de um parque eólico pode melhorar a disponibilidade do mesmo e reduzir os custos de operação e manutenção. Durante a transferência da tripulação para a turbina, a direção das ondas e dos ventos pode ter uma grande influência na estabilidade da embarcação. A melhor embarcação para projetar o ângulo de acostagem é o catamarã. No exemplo do parque eólico offshore de Borssele 1 e 2, uma melhoria de um por cento na disponibilidade baseada na produção vale cerca de 3,5 milhões de euros por ano. Assim, como regra geral, podemos afirmar que se o investimento aumentar a disponibilidade em um por cento e o custo marginal for menor que 3,5 milhões de euros, o investimento vale a pena e o desempenho económico está a aproximar-se do ponto teórico de menor custo.
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outubro 17, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Erik-Jan de Ridder

Maritime Research Institute Netherlands (MARIN)

Researcher

ORIENTADOR

João Carlos de Campos Henriques

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Assistant Professor