Dissertação

Electric mobility Charging Network - Environmental Impacts and Challenges. Portuguese Case. EVALUATED

Para prevenir que as alterações climáticas sejam irreversivelmente danosas, a Comissão Europeia propôs que os seus membros diminuíssem as emissões carbónicas entre 80% a 95% até 2050. Portugal criou o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050 para alcançar tais objetivos. Este Roteiro integra o Veículo Elétrico no sector de Transportes para neutralizar as suas emissões. Este sector é estudado na presente tese, e para conhecer o mercado português do veículo elétrico, nomeadamente a rede de abastecimento, foi conduzido um questionário com resultados preocupantes sobre a perceção publica da mesma, mostrando que a maioria dos utilizadores (83%) está descontente com o seu desempenho. Os resultados do questionário são comparados com a Associação de Veículos Elétricos Norueguesa, a maior do mundo, mostrando que o mercado português se encontra ainda em fase embrionária. O Roteiro de Neutralização Carbónica é estudado e serve de base para formular uma avaliação carbónica. Os resultados mostram que os planos de diminuir o impacto ambiental estão em concordância com os europeus, se a economia portuguesa se mantiver competitiva. Um cenário diferente mostra que uma economia menos evolutiva e adaptativa não chegará para cumprir os objetivos europeus. Uma breve avaliação económica é feita para perceber a diferença económica de carregamento elétrico em diferentes países e compra de um veículo elétrico em Portugal face ao tradicional veículo térmico, mostrando que um VE pode já ser economicamente competitivo dependendo da utilização.
Veículo Elétrico, Gases de Efeito Estufa, Impactes Ambientais, Sustentabilidade, Neutralidade Carbónica, Distribuição de Energia

maio 24, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar