Dissertação
Electric mobility Charging Network - Environmental Impacts and Challenges. Portuguese Case. EVALUATED
Para prevenir que as alterações climáticas sejam irreversivelmente danosas, a Comissão Europeia propôs que os seus membros diminuíssem as emissões carbónicas entre 80% a 95% até 2050. Portugal criou o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050 para alcançar tais objetivos. Este Roteiro integra o Veículo Elétrico no sector de Transportes para neutralizar as suas emissões. Este sector é estudado na presente tese, e para conhecer o mercado português do veículo elétrico, nomeadamente a rede de abastecimento, foi conduzido um questionário com resultados preocupantes sobre a perceção publica da mesma, mostrando que a maioria dos utilizadores (83%) está descontente com o seu desempenho. Os resultados do questionário são comparados com a Associação de Veículos Elétricos Norueguesa, a maior do mundo, mostrando que o mercado português se encontra ainda em fase embrionária. O Roteiro de Neutralização Carbónica é estudado e serve de base para formular uma avaliação carbónica. Os resultados mostram que os planos de diminuir o impacto ambiental estão em concordância com os europeus, se a economia portuguesa se mantiver competitiva. Um cenário diferente mostra que uma economia menos evolutiva e adaptativa não chegará para cumprir os objetivos europeus. Uma breve avaliação económica é feita para perceber a diferença económica de carregamento elétrico em diferentes países e compra de um veículo elétrico em Portugal face ao tradicional veículo térmico, mostrando que um VE pode já ser economicamente competitivo dependendo da utilização.
maio 24, 2019, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar