Dissertação

Life Cycle Assessment of Lithium-Sulphur Batteries EVALUATED

As baterias de lítio-enxofre (Li-S) emergiram como uma tecnologia promissora, com capacidade e densidade de energia teóricas maiores do que as baterias de iões de lítio usadas atualmente. Neste projecto é feita uma análise de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) em duas células de bateria Li-S. Em primeiro lugar, o estudo realizado pretende fazer uma análise do ciclo de vida da produção das células que permita avaliar quais dos seus componentes têm um maior impacto ambiental. A segunda parte do proejecto é realizar uma análise de ciclo de vida para as baterias considerando o seu uso em veículos eléctricos, numa abordagem “cradle to grave”, onde todas as fases desde a extração de matérias primas até fim de vida das baterias são consideradas. Os resultados mostraram que o lítio, o aço inoxidável e o alumínio são os materiais com mais impacto na produção de células e que os materiais do banco de bateria também são altamente intensivos. Enquanto a bateria HELIS tinha uma pegada de carbono 12% menor do que a bateria IREC, a bateria IREC teve impactos menores em muitas categorias, como toxicidade humana (66% inferior), ecotoxicidade (60-82% inferior) e depleção de ozono (64% inferior). Se o consumo de energia para produzir o cátodo na bateria IREC fosse diminuído para níveis industriais, então a bateria IREC seria a bateria mais sustentável para uso em EVs. Este estudo forneceu uma ACV adicional em baterias Li-S e uma boa base para futuros estudos de ACV quando a tecnologia tenha amadurecido.
bateria de lítio-enxofre, avaliação do ciclo de vida, veículos elétricos, projeto HELIS, sustentabilidade

novembro 21, 2017, 16:45

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria de Fátima Grilo da Costa Montemor

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Associado

ORIENTADOR

Gabriela Benveniste

IREC

Especialist