Dissertação
A multicriteria classification approach for assessing policy interventions to stimulate transition of electric vehicle technology in the European Union EVALUATED
A União Europeia tem em agenda a progressiva diminuição da dependência relativa a combustíveis fósseis assim como a intenção de descarbonizar o setor energético e automotivo, tendo em vista a neutralidade carbónica até ao ano 2050. Neste contexto, e com elevada relevância, faz-se incluir o transporte rodoviário. Os motores de combustão interna no setor deverão ser progressivamente preteridos em função de outros meios por diversos motivos, tais como a diminuição dos gases de efeito de estufa, ou a melhoria da qualidade do ar em contexto urbano. Esta alteração de paradigma, do ponto de vista tecnológico e de consumo, requer intervenção regulatória através de políticas públicas. Os veículos elétricos apresentam-se como uma alternativa de valor neste contexto, de modo que o presente trabalho pretende avaliar a qualidade das políticas públicas de incentivo aos veículos elétricos implementadas em contexto Europeu. O trabalho sustenta-se em ferramentas de investigação operacional, nomeadamente no método ELECTRE TRI-nC, que se faz incluir no universo dos métodos de análise multicritério (MCDA). O método permite avaliar cada um dos 27 Estados Membros da UE relativamente a um conjunto de critérios chave para esta análise. Deste modo, cada Estado Membro é alocado a categorias de avaliação mediante a qualidade das políticas públicas aplicadas neste contexto. Após a estruturação de dados e a execução do modelo, cada Estado foi avaliado relativamente às medidas de incentivo aos veículos elétricos.
outubro 18, 2021, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Carla Margarida Saraiva de Oliveira Henriques
Coimbra Business School – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
Professor Associado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Catedrático