Dissertação
Techno-economic analysis and user-centred product strategy development of Home Energy Management Systems EVALUATED
A transição para as energias renováveis e a eletrificação de aquecimento e mobilidade estão colocando desafios sem precedentes para a rede elétrica. Os Home Energy Management Systems (HEMS) representam uma solução potencial para esses desafios do setor residencial ao destravar a flexibilidade das residências para a rede elétrica. No entanto, a adoção dos HEMS está ficando aquém das expectativas. Em grande medida, isso se deve a uma compreensão insuficiente do valor para o consumidor e para o negócio dos HEMS. Pesquisas de mercado e entrevistas com especialistas foram realizadas para obter uma compreensão completa do status quo em HEMS. Os principais valores de negócios dos HEMS puderam ser identificados. Para obter um entendimento profundo dos motivadores e fatores de decisão dos consumidores em HEMS, entrevistas qualitativas em profundidade foram conduzidas com clientes da SONNEN e SHELL Energy Alemanha. Embora as economias de custo continuem a ser o principal motivador para os consumidores em HEMS, geralmente são insuficientes para justificar o investimento. Valores adicionais, como sustentabilidade, independência ou frugalidade e eventos desencadeadores para consideração de HEMS podem ser identificados. Com base nas entrevistas, as customer persona foram desenvolvidas. Em última análise, foram derivadas recomendações estratégicas para SHELL. Pode-se identificar que um caso de negócio sustentável com base em receitas diretas de HEMS só é possível para determinados grupos-alvo e nichos de mercado. Para permitir um caso de negócios em torno de uma solução de mercado de massa, os HEMS precisam ser avaliados no contexto do Valor de Vida do Cliente.
dezembro 21, 2020, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Manuel Santos de Carvalho
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado