Dissertação

Energy planning in Riga Pathways for a low-carbon energy transformation EVALUATED

A cidade de Riga está a atualizar o seu plano energético para o período 2020–2030 e até 2030, a cidade tem que definir uma nova e ambiciosa meta e as ações inovadoras para alcançá-la. Considerando a recomendação do “Intergovernmental Panel on Climate Change” de não exceder um aumento da temperatura média mundial em 2 °C, as metas adequadas para Riga são uma redução de emissões de 61% e 70% até 2030 e 2050, respetivamente, em comparação com os níveis de 1990. As recomendações e perspetivas apresentados nesta dissertação concentram-se em três áreas temáticas: hidrogénio verde, aproveitamento da energia solar e modernização do sistema de transportes. A produção de hidrogénio verde é economicamente viável para a cidade de Riga, alcançando um “Levelized Cost of Electricity” de 0,0395 EUR/kWh e um “Levelized Cost of hydrogen” de 3,62 EUR/kgH2. Os sistemas solares fotovoltaicos podeam constituir uma opção economicamente viável para Riga mas o emprego de coletores solares térmicos não é aconselhável devido ao tempo necessário para recuperar o investimento. Envolver os cidadãos nos projetos de energias renováveis e estabelecer soluções para compensações financeiras pela adoção de soluções energeticamente sustentáveis beneficia tanto o município quanto os cidadãos. Além disso, o desenvolvimento de um projeto piloto de captura de carbono por microalgas poderia alavancar o papel de Riga do ponto de vista da inovação. A criação de uma zona livre de combustíveis fósseis no centro da cidade e o fomento de uso de bicicletas contribuiria para reduzir as emissões poluentes devidas aos transportes.
Plano energético, Redução de emissões gasosas, Sustentabilidade, Energia renovável

dezembro 21, 2020, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nika Kotovica

nika.kotovica@riga.lv

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Duarte de Mesquita e Sousa

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar