Dissertação
Development of the energy demand of drive architectures for different means of transport EVALUATED
O sector dos transportes é responsável por cerca de um quarto do consumo global de energia primária e das emissões de carbono. Nesta tese, é desenvolvido um modelo para determinar a procura de energia para o transporte de passageiros e de mercadorias na Alemanha para diferentes modos de transporte. Os modos incluídos são veículos ligeiros (LDV), veículos pesados (HDV), aviões, comboios, navios, e drones. O modelo estima ainda o desenvolvimento futuro até 2050. Com ciclos de condução normalizados, os modelos de veículos longitudinais são utilizados para determinar a procura de energia para todos os modos de veículos rodoviários. Verifica-se que vários parâmetros do veículo têm efeitos diferentes na procura de energia do veículo, dependendo do cenário de condução. Aviões e drones são frequentemente os modos de transporte que consomem mais energia. O transporte público proporciona os meios de transporte mais eficientes em termos energéticos designadamente autocarros eléctricos e com pilhas de combustível, eléctricos e comboios eléctricos de longa distância. O transporte marítimo internacional é o meio de transporte de mercadorias mais eficiente do ponto de vista energético. Os comboios e semi-reboques electrificados são ideais para o transporte nacional de mercadorias. A electrificação dos sistemas de propulsão e a implementação da travagem regenerativa mostram um grande potencial de redução do consumo de combustível, especialmente em áreas urbanas. Verifica-se que as taxas de ocupação dos veículos desempenham um papel crítico na determinação da procura de energia por passageiro-quilómetro, para os modos de passageiros, e por tonelada-quilómetro, para os modos de carga.
janeiro 27, 2021, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado