Dissertação

The Effectiveness of Decarbonizing the Passenger Transport Sector Through Monetary Incentives EVALUATED

Os automóveis de passageiros representam mais de 44% das emissões totais do setor dos transportes na UE. Nos vários acordos a nível europeu, os países da Europa estabeleceram políticas para alcançar as reduções necessárias no setor dos transportes. Uma comparação por pares de veículos de passageiros comuns vendidos em 2017 mostra que os incentivos fiscais são eficazes para aumentar a aquisição de veículos elétricos (VE), e entre os países estudados para comparação, Portugal e Itália fornecem os menores incentivos e têm as metas mais baixas penetração de VEs. A aquisição de VEs sobre veículos convencionais poderá contribuir para uma redução de 56% das emissões totais (do poço à roda) por quilômetro percorrido, com base em novos registros de veículos na UE em 2017, com estudos sugerindo que a redução média pode ser tão alta quanto 54-65% [1]. A intensidade de carbono da eletricidade usada para cobrar os VEs afetará essa redução, e o comportamento do utilizador final pode ter um impacte adicional na descarbonização. Utilizando dados de cobrança pública portugueses a partir de 2017, propõe-se um mecanismo dinâmico de preços dependente apenas da evolução horária da intensidade de carbono da rede elétrica. A capacidade de resposta dos usuários ao preço variável é refletida pela elasticidade de preço da procura de mercado, e a redução resultante na demanda pode ser aproximada da sobretaxa. O estudo conclui que um mecanismo de sobretaxa proposto pode reduzir as emissões em mais de 17 toneladas por ano e, ao mismo tempo, alcançar lucros.
Veículos elétricos, intensidade de carbono, elasticidade de preço da procura, combustíveis alternativos

novembro 15, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

André Martins Diaz

CEIIA

Especialista

ORIENTADOR

Joana Serra da Luz Mendonça

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar