Dissertação
Processing of rubber waste with the steel cord content EVALUATED
A introdução começa por apresentar o contexto histórico da borracha e da indústria dos pneus e apresenta as características específicas dos resíduos de pneus bem como o enquadramento legal relativo à gestão deste tipo de resíduos. Seguidamente são apresentados os métodos de base que são utilizados na gestão do problema dos resíduos de pneus - a recauchutagem de pneus usados, a utilização de pneus inteiros em vários tipos de atividades de construção, a granulação e recuperação material a partir dos pneus usados e a recuperação energética. O Capítulo seguinte apresenta outras soluções possíveis para este tipo de resíduos - a produção de combustíveis alternativos, em particular por processos termoquímica. A componente experimental foca-se na pirólise de resíduos de pneus. Os resíduos que foram utilizados, fornecidos pela Companhia SUEZ, corresponde a um resíduo que é gerado durante o processo de fabricação dos pneus. Foi entregue na forma de tiras de borracha pré-vulcanizada com cordão metálico em aço no interior. Depois de realizados os ensaios de pirólise o material carbonizado obtido em cada uma das temperaturas de pirólise utilizadas foi sujeito a testes adicionais - para determinação do seu poder calorífico e da composição elementar. As amostras analisadas foram também testadas para determinação das frações voláteis e de matéria combustível, tendo ainda sido realizada uma determinação de granulometria da amostra. Foram obtidos valores médios sobre os resultados obtidos, tendo sido recalculada a informação relativamente à perda de massa ocorrida durante a elevação de temperatura no processo de pirólise.
março 8, 2019, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Amélia Nortadas Duarte de Almeida Lemos
Departamento de Engenharia Química (DEQ)
Professor Auxiliar