Dissertação
Design of a car sharing system EVALUATED
A quota modal do uso do carro em Lisboa aumentou em 9,4% num período de 10 anos, de 2001 a 2011, e este é o problema que merece atenção para obter um sistema de transportes sustentável. O mesmo tem repercussões, nomeadamente a escassez de estacionamento e o sub-desenvolvimento dos outros modos de transporte. Após analisar quais são os fatores que influenciam a escolha modal de uma pessoa, um modelo do sistema foi criado utilizando Systems Modeling Language (SysML). Cada operador de transporte foi modelado como uma entidade pública e como um ator do sistema, juntamente com a autoridade de transporte do sistema, com a entidade responsável pelo parqueamento e com o cliente. O modelo construído tem 6 variáveis chave, 32 variáveis auxiliares e 5 contadores, 7 atores e 27 casos de uso para descrever o problema. Este modelo fornece uma estrutura para alcançar uma solução do problema, que passa por ter uma rede que abrange toda a cidade, um operador de transporte público para cada modo de transporte, unificando-os fisicamente e através dum sistema único de bilhética, e com uma plataforma única de informação. O sistema de partilha de carros desenhado é tratado como um operador de transporte público e tem como objetivo servir de substituto para o uso do veículo privado, e como porta de entrada na utilização dos outros meios de transporte público para quem ainda não os usa.
junho 25, 2018, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
João Pedro Bettencourt de Melo Mendes
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar