Dissertação

Design of a car sharing system EVALUATED

A quota modal do uso do carro em Lisboa aumentou em 9,4% num período de 10 anos, de 2001 a 2011, e este é o problema que merece atenção para obter um sistema de transportes sustentável. O mesmo tem repercussões, nomeadamente a escassez de estacionamento e o sub-desenvolvimento dos outros modos de transporte. Após analisar quais são os fatores que influenciam a escolha modal de uma pessoa, um modelo do sistema foi criado utilizando Systems Modeling Language (SysML). Cada operador de transporte foi modelado como uma entidade pública e como um ator do sistema, juntamente com a autoridade de transporte do sistema, com a entidade responsável pelo parqueamento e com o cliente. O modelo construído tem 6 variáveis chave, 32 variáveis auxiliares e 5 contadores, 7 atores e 27 casos de uso para descrever o problema. Este modelo fornece uma estrutura para alcançar uma solução do problema, que passa por ter uma rede que abrange toda a cidade, um operador de transporte público para cada modo de transporte, unificando-os fisicamente e através dum sistema único de bilhética, e com uma plataforma única de informação. O sistema de partilha de carros desenhado é tratado como um operador de transporte público e tem como objetivo servir de substituto para o uso do veículo privado, e como porta de entrada na utilização dos outros meios de transporte público para quem ainda não os usa.
Systems Modeling Language, Mobilidade partilhada, Transporte público, Mobilidade sustentável

junho 25, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Bettencourt de Melo Mendes

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar