Dissertação
Assessment of Energy and Environmental Impacts of Decarbonization Scenarios in Aviation EVALUATED
Esta tese avalia o potencial de descarbonização do sector da aviação através da utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF), da propulsão a hidrogénio e da eletrificação direta nos principais aeroportos europeus. O estudo de caso constrói um inventário de emissões de acordo com os métodos europeus de comunicação de emissões e, posteriormente, seguindo uma abordagem LCA, uma análise de emissões em que a prevenção das emissões de GEE é comparada com a linha de base, tendo em conta os pressupostos e as limitações. A análise de diferentes vias de descarbonização utilizando a eletrificação, o hidrogénio e os SAFs como principais motores de descarbonização revelou que os SAF são atualmente a melhor solução para reduzir as emissões dos voos de longo curso, com uma prevenção média de emissões de 65%, reduzindo a intensidade média de emissões de 89 g CO₂e/Pk para 31 g CO₂e/Pk. No entanto, para os voos regionais e de curto e médio curso, o hidrogénio e a eletrificação mostram uma maior prevenção de emissões, até 98% de prevenção de emissões com intensidades médias de emissão de 4 g de CO₂e/Pk, mas podem levar mais tempo a implantar. O estudo concluiu também que os factores de emissão dos diferentes métodos de produção podem comprometer a sustentabilidade tanto dos SAF como do hidrogénio. As emissões da eletrificação estão altamente ligadas à forma como a eletricidade é produzida, com as energias renováveis a produzirem a maior prevenção de emissões de GEE.
dezembro 12, 2023, 14:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar