Dissertação
Multi-perspective techno-economic comparison of decarbonization scenarios in the maritime transport sector EVALUATED
O sector do transporte marítimo atua como pilar do comércio mundial e enfrenta um objetivo desafiador: atingir a sustentabilidade, na busca pela descarbonização. Expectativas são depositadas em combustíveis marítimos alternativos. O presente estudo apresenta uma avaliação comparativa de combinações de vetores energéticos alternativos e sistemas de potência, baseada num quadro de análise de decisão multicritério que se foca na perspetiva de diferentes perfis de decisores - o Ambientalista, o Investidor e o Equilibrado. As combinações são comparadas quantitativamente, incluindo (i) intensidade energética WTT, (ii) emissões WTW, (iii) volume por viagem, (iv) massa por viagem, e (v) custos totais em dois cenários - incluindo e excluindo taxação de carbono, (vi) TRL da produção do vetor energético, e (vii) TRL do sistema de potência; e qualitativamente, nomeadamente (viii) infraestrutura, todos estimados a partir da literatura. São analisadas cinco embarcações diferentes: um navio porta-contentores, um cargueiro (carga geral), um navio ro-pax, um ferry de passageiros, e uma traineira de pesca. O estudo revela que o e-metanol combinado com um motor de combustão interna é a escolha de destaque para decisões marítimas focadas no ambiente para todos os tipos de navios analisados. No entanto, a taxação de carbono tem influência limitada em direcionar decisores Investidores para alternativas verdes em navios de grande porte, sugerindo uma necessidade de agravar a taxação. Notavelmente, uma abordagem de decisão Equilibrada destaca as melhores opções como sustentáveis em todos os navios, sugerindo que a combinação de fatores ambientais e custos guia o transporte marítimo em direção à descarbonização.
dezembro 7, 2023, 11:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professora Auxiliar