Dissertação
Definição de Estratégias Para Produção e Consumo de Combustíveis Sustentáveis Para a Aviação em Portugal EVALUATED
Desenvolvimento de estratégias para a produção e consumo de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) em Portugal, com base numa extensa revisão interdisciplinar da literatura, referindo-se às estratégias existentes e ao estado da arte. Foram selecionadas três potenciais rotas de conversão: Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Gordos (HEFA), Álcool para Jet (ATJ) e Fischer-Tropsch (FT). Numa aproximação inicial aos impactos ambientais dos SAF, foi elaborado um modelo analítico de produção que determina a melhor utilização de recursos para reduzir as emissões de GEE. O modelo aplicado a estas rotas e aos seus recursos permitiu uma otimização através de programação linear com duas funções objetivo, redução de GEE e custo. Resultaram dois cenários que maximizam a redução das emissões de GEE (12 a 18%) e minimizam o custo. Foi desenvolvido um modelo técnico-económico, dedicado à determinação dos balanços de energia e massa das três biorrefinarias associadas (ATJ-E, ATJ-B e FT), bem como a sua eficiência e condições de viabilidade económica. A partir deste último modelo verificou-se que a biorrefinaria ATJ-E é atualmente a mais competitiva. Uma análise de sensibilidade mostra que com hidrogénio a 5,2 €/kg, nenhuma biorrefinaria modelada é viável, enquanto que com 3,2 €/kg todas seriam viáveis. Com hidrogénio a 6,5 €/kg, o preço mínimo de venda SAF varia entre 0,60 e 0,81 €/L. Finalmente, foi sugerida uma estratégia baseada numa matriz estratégica única e composta por 3 fases: estudo, demonstração e implementação de biorrefinarias, com base em cenários obtidos a partir do primeiro modelo e aprofundados no modelo tecno-económico.
outubro 11, 2021, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Catedrático