Dissertação

Techno-economic analysis of charging posts to be installed in a hub for electric vehicles EVALUATED

A mobilidade elétrica está a expandir muito rapidamente. Agora que a capacidade das baterias e os preços são problemas cada vez menores, os postos de carregamento vão inevitavelmente tornar-se o foco da atenção. A integração de fontes renováveis é fundamental para uma mobilidade futura mais livre de carbono. Assim, os E-Hubs vão emergir como estações de carregamento rápido completamente alimentadas por energia solar. Idealmente, os E-Hubs são espaços onde os veículos elétricos carregam enquanto os proprietários realizam outras atividades, i.e. ir às compras de supermercado, ir ao ginásio, etc. O objetivo desta tese é realizar uma análise tecno-económica em três cenários diferentes, o primeiro uma estação de carregamento rápido utilizando apenas a rede elétrica, o segundo cenário utilizando painéis fotovoltaicos juntamente com a rede nacional elétrica e o último cenário, utilizando painéis fotovoltaicos juntamente com um sistema de armazenamento e a rede elétrica. Utilizando um método de otimização, o algoritmo genético, o modelo é analisado para Lisboa, Faro e Porto, com o propósito de obter o número ideal de postos de carregamento, baterias e painéis fotovoltaicos em que o valor atual líquido é maximizado. A conclusão principal é que a solução ideal é sempre o cenário que inclui o sistema de armazenamento e os painéis fotovoltaicos. Da mesma forma, os E-Hubs utilizam cerca de 5000 painéis fotovoltaicos, 12-14 postos de carregamento rápido, e 4-7 baterias para o sistema de armazenamento de modo a ter uma infraestrutura para veículos elétricos com valores máximos de NPV entre 6.315.087€ e 6.349.288€.
Gestão de Energia, Mobilidade elétrica, E-Hub, Estação de carregamento rápido, Valor Atualizado Líquido

dezembro 3, 2019, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Miguel Ferreira,

EDP Inovação

Especialista

ORIENTADOR

Carlos Augusto Santos Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar