Disciplina Curricular

Projeto em Engenharia e Gestão de Energia 1 PEGE-1

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Dissertação

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Dissertação

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Os mesmos pré-requisitos da Tese

Objectivos

Desenvolver competências e autonomia crítica necessárias para definir um problema concreto, percebendo quais as varáveis fundamentais que o influenciam, quais os stakeholders envolvidos, num processo de problematização. A partir desta fase inicial, desenvolver competências para desenhar soluções possíveis, construir uma estratégia de evolução para essas soluções de forma autónoma, exercitar consciência crítica, resiliência, sentido de risco. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, apresentar em grupo e construir soluções em grupo. Desenvolver a capacidade crítica em análise crítica ao trabalho desenvolvido pelos colegas.

Programa

As sessões (6 por semestre, a primeira é apresentação) têm a presença do professor e do representante da empresa escolhida. Numa kickoff meeting explica-se o objetivo aos alunos, qual é a preocupação, que tipo de solução se procura e define-se o programa para as 5 sessões restantes. Estas sessões são compostas pelas apresentações de cada grupo, às quais se segue a discussão, envolvendo o professor, o convidado de empresa e os alunos do curso.

Metodologia de avaliação

Avaliação com igual ponderação entre professor, elemento da empresa, 5 sessões e relatório final. A avaliação é contínua para as 5 sessões e tradicional para o relatório.

Componente de Competências Transversais

Trabalho em grupo, trabalho autónomo, escolha própria do caminho a seguir, decisão entre alternativas, escolha entre alternativas, avaliação de risco de alternativas, resiliência, raciocínio crítico, defesa do trabalho desenvolvido, capacidade de argumentação crítica e capacidade de argumentar em defesa da opções.A discussão, envolve o professor, o convidado de empresa e os alunos do curso. Princípio Éticos 1. Estimular a imaginação moral – é preciso que os alunos imaginem situações que nunca viram ocorrer e que se saibam por no lugar dos outros; 2. Reconhecer aspetos éticos lutando contra a miopia Ética; 3. Analizar conceitos-chave e princípios - A base, o ponto de partida, perceber que há diferentes formas de, de um ponto de vista ético, analisar uma situação; 4. Desenvolver o seu sentido de responsabilidade. 100% do trabalho desenvolvido para avaliação exige o desenvolvimento de competências transversais.

Componente Laboratorial

-

Componente de Programação e Computação

FUNCIONAMENTO Modelo I – É escolhida uma empresa no sector da energia que tenha uma preocupação (problema geral) interessante. As sessões (6 por semestre) têm a presença do professor e do representante da empresa escolhida. Numa kickoff meeting explica-se o objetivo aos alunos, qual é a preocupação, que tipo de solução se pode implementar. Modelo II – Esta modalidade é mais convencional e pretende apenas guiar o aluno (individual e não em grupo) a apresentar uma proposta de trabalho (microtese) que respeite uma template de base. O aluno tem de definir o tema da dissertação, o orientador tecnológico (normalmente escolhido entre os professores que já teve, ou já conhece), e apresentar uma proposta validada por este orientador. Essa proposta é apresentada ao responsável de PEGE e, sendo aceite, este nomeia um outro orientador para aspetos de gestão e business. A própria tese tem também uma template, uma estrutura obrigatória.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre