Disciplina Curricular
Síntese e Integração de Processos SIPro
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE 2021
Contextos
Grupo: MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Eficiência Energética > Opções da Área de Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
1. Operações unitárias: reatores, destilação, absorção, adsorção, filtração, permutadores de calor, turbinas, compressores e bombas, noções de economia e gestão. 2. Sistemas multifásicos (S/L; L/L, L/V) 3. Escolha de materiais. 4. Balanços materiais e de energia.
Objectivos
1) Compreender a metodologia de Síntese e Integração de Processos; 2) Aplicar esta metodologia, desenvolvendo o sentido crítico, analítico e o poder de discussão das diferentes alternativas de processo em problemas de resolução aberta; 3) Utilizar ferramentas e metodologias computacionais (Excel, Aspen e outras) no auxílio à resolução de problemas; 4) Integrar as matérias anteriormente lecionadas; 5) Fomentar o trabalho em grupo e a apresentação / discução oral dos projetos
Programa
Parte 1 (4 semanas) - Metodologias de Síntese de Processos Químicos- Metodologia Douglas. Estrutura dos diagramas de fabrico. - Matérias-primas, armazenamento e pré-tratamento. - Selecção de percursos reaccionais alternativos. Especificações básicas do processo reacional e condições operatórias. Tipos de reactores. - Estratégias heurísticas de separação. Seleção das operações de separação e de equipamentos. Equilíbrio S/L, L/V e L/L. Análise comparativa de configurações de separação. Parte 2 (3 semanas) Metodologias de Integração de processos. Análise do Ponto de Estrangulamento. Determinação do consumo mínimo de energia. Projecto das redes de permutador. Integração energética do sistema de utilidades e do equipamento.
Metodologia de avaliação
Quiz (15%) Projecto em grupo com apresentação e discussão oral (50%): Teste (35%)
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento: 1) de pensamento crítico / estratégico na abordagem à resolução/discussão de problemas de solução aberta; 2) de competências interpessoais e intrapessoais: oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação; 3) de literacia da informação, nomeadamente a capacidade de localizar/aceder/analisar informações que são necessárias à resolução dos problemas/ projetos. Estas competências representam cerca de 15-20% da avaliação da UC
Componente Laboratorial
Não tem
Componente de Programação e Computação
Casos de estudo resolvidos com recurso a Excel, Aspen, FIEPI e outras ferramentas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.