Disciplina Curricular
Geoestatística G
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE 2021
Contextos
Grupo: MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Combustíveis > Opções da Área de Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conceitos básicos de Probabilidade e Estatística
Objectivos
Os alunos no final da Unidade Curricular deverão saber: - caracterizar a continuidade espacial de varáveis espaciais contínuas ou categóricas - estimar mapas de variáveis espaciais contínuas ou categóricas - caracterizar a incerteza local de variáveis espaciais contínuas ou categóricas.
Programa
Modelos de Recursos Naturais no Quadro do Formalismo Probabilístico. Modelos Geoestatísticos. Análise do padrão de Continuidade Espacial de Recursos Naturais: Variograma e Covariância Espacial. Estimação Geoestatística. Modelo Probabilístico do Estimador Linear Geoestatístico. Krigagem da Média em Áreas Locais. Krigagem Simples. Prática de Krigagem. Caracterização espacial de variáveis categóricas. Krigagem da Indicatriz, Acesso á incerteza local. Aplicações da Geoestatística nas áreas dos recursos naturais, minerais, saúde ambiental, urbanismo, clima, economia, ambiente e oceanografia.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e de comunicação através da apresentação oral dos trabalhos (10%).
Componente Laboratorial
Desenvolvimento de um projecto computacional ao longo das semanas lectivas que compreende a caracterização espacial de grandezas ligadas aos recursos naturais, minerais, saúde ambiental, urbanismo, clima, economia, ambiente e oceanografia (40%)
Componente de Programação e Computação
Aprendizagem de utilização das ferramentas de geoestatística inserido na componente projeto; utilização do software geoMS e SGems (25%).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.